quinta-feira, 31 de julho de 2008

Estar Feliz ou Ser feliz.

Estado momentâneo para alguns, perene para outros, filosofia de
vida para outros tantos.
Já ouvi de alguns sobre o fato de que diante dos reveses não
há quem não se sinta triste. Concordo e corroboro, pois seria
algo além da capacidade inerente ao ser humano não se abalar
com as quebras de expectativas, amor não correspondido, o
sonho que se desfaz.
Todos merecem "um segundo" de egocentrismo e achar que o
mundo foi injusto consigo. Não achar merecedor de contratempos
por ser uma pessoa de bem. Cheio de virtudes e não deveria ser
"premiado" com tamanha adversidade*.
Mas, mesmo em um momento duro, com minhas forças e
auto-estima aos cacos, se me perguntarem se eu sou feliz.
Terei o discernimento de fazer uma breve avaliação e dizer que
sim, EU SOU FELIZ.
No momento da dor é compreensível que você seja tomado por
um sentimento de individualização do seu problema. Mas passado
um tempo, você precisa superar e continuar sua caminhada.
Questionaram- me também que não existia alguém plenamente feliz,
pois sempre terá alguma coisa faltando.
A minha resposta foi a de que nunca havia pensado nisso, pois
sempre estava tão feliz que não me lembrava em avaliar a minha
felicidade. Aliás, ficou a dúvida, alguém consegue?
Dizem que a felicidade é relativa, pois para cada um o
momento vivido tem um significado próprio. Mas, exatamente
por este motivo, a felicidade é absoluta. De que interessa saber
o que os outros acham da sua felicidade?
Daí surge o pensamento: Estar Feliz é pouco, Ser Feliz é melhor.
Enxergar sempre o lado bom das coisas e utilizar os momentos
difíceis para chegar ao nirvana da sabedoria.

Enfim, EU SOU!

*esta palavra lembra-me de um pensamento chinês "A flor que
desabrocha na adversidade é a mais bela de todas".
Este pensamento lembra-me o final do filme em que o lendário
samurai Katsumoto (interpretado pelo excelente Ken Watanabe)
"O Último Samurai": Todas são perfeitas!(referindo-se a sua
busca da flor de cerejeira perfeita).


Há pessoas que choram por saber que as rosas têm espinho,
Há outras que sorriem por saber que os espinhos têm rosas!
Machado de Assis.

Nenhum comentário: