quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Verdade x Mentira

Numa conversa lembrei de um fato que ilustra bem como funciona a lógica humana.
Há muito tempo eu estava curioso em saber definitivamente qual era a minha altura, medi, conferi, ratifiquei e cheguei ao número de 1,78m.
Passado um tempo, no ensino médio (colegial) mediram na educação física e chegaram aos mesmos 1,78m, foi daí que cravei a minha altura para toda vez que fosse questionado.
Quando entrei para o Tiro de Guerra a medição foi corroborada...
Só que, não me lembro o motivo, o Sargento foi medir-me e constatou os 1,78 e ficou indignado.
Falava que era impossível eu ser mais alto do que ele, no máximo a mesma altura (1,75 m) mandava eu ficar “direito” até que consegui dar um jeito de encolher ao máximo para chegar no número mágico.
Pouco tempo depois, fui ser medido outra vez na academia e o sujeito chegou na medida de 1,78 e disse “impossível”. Só que desta vez era o oposto, ele argumentava que ele tinha 1,78 e eu era mais alto.
Portanto que eu ficasse direito, chegar a 1,80 foi mais fácil do encolher.
Ambos ficaram satisfeitos por conseguir o número que eles queriam para manter seu mundo de faz de conta. Custe o que custar.

Desde este fato que fico refletindo de como são feitas as teses baseadas na “verdades” das pessoas...

Nenhum comentário: