sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Simbolismo Corporativo.

Nova vida, novo emprego, nova instituição, tudo novo. A motivação e empolgação não poderiam estar dissonantes do restante.


Trabalhar bem sempre foi um bom lema. Um pouco acima da média é o que sempre considero o ideal. É a política do bom malandro.

Se eu dou tudo de mim, supero de forma magnífica as expectativas da chefia, os elogios virão com toda a certeza. Só que passado um tempo o excepcional tornará o padrão esperado de você sempre e assim aumentará o risco de decepções pela superestimada projeção de sua performance e na melhor das hipóteses a visão de um co-LABOR-ador ordinário será o que o chefe verá ao te cumprimentar.

Somado a isto, sempre prestativo e respostas imediatas a qualquer solicitação para completar o quadro de empatia e valorização da pessoa, do profissional. Ignoro por completo minhas reflexões ao ler "O Princípio Dilbert".

Quando o serviço não requer urgência, o capricho e esmero deixo claro e ostensivo.

Foi neste momento que tive um indício de que, apesar de todo o trabalho, não tinha ganho a impressão almejada da chefia.

O dia fatídico começou com um trabalho de identificação de algumas pastas de arquivo. Necessitavam ser etiquetadas e o cuidado necessitava um corte que desejava que fosse o mais reto e preciso, que parecesse que viera de fábrica daquela forma. Só que o fornecido para o trabalho um estilete que já estava em péssimas condições. A lâmina cortava mais em seu dorso que em seu fio.

Solicitei um novo para que o trabalho não fosse comprometido por falta das ferramentas de trabalho. Eis que retorna à minha mesa um estilete velho e enferrujado. Um ato representa tudo, pode mudar paradigmas e valores. A síntese das lentes que o meu serviço era valorizado. EU SOU O ESTILETE ENFERRUJADO. Ou seja, sou um produto que posso ser substituído facilmente, mas enquanto faz a contento não vale um novo investimento. Fica claro como todas as promessas de prosperidade da minha carreira se encontram conjugados tão somente no gerúndio eternamente.

Portanto, olhe bem o material de trabalho que lhe fornecem para sua santa labuta, se elas são compatíveis com o discurso e promessas de seus superiores.

NOTA: Sou servidor público atualmente e...isto não retrata a minha situação atual...rs

Nenhum comentário: