quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Capoeira - Minha Visão de Outra Arte Marcial.


Dia desses, fui convidado pela minha amiga a participar do seu Batismo(troca de cordão) da Capoeira. Arte que ela abraçou e está amando. Fui na verdade com o intuito de rever velhos amigos queridos e colocar a conversa em dia e passar uma tarde de domingo agradável.
Como praticante de Kung Fu achei válido olhar com um uma visão analítica como é e agem, a estrutura e o modo de conduzir.
Claro que encontrei muitas semelhanças. Há muita disciplina, clima familiar, muitos jovens em busca de superação e reconhecimento.
Chamou a atenção os professores e mestres. Durante a roda da capoeira, ficava claro uma demonstração de superioridade. Isso sempre é muito complicado e bem paradoxal. O professor ou mestre sempre será avaliado e cobrado para ser melhor, muito melhor que seus alunos. Afinal, são neles que os novos irão se inspirar para crescer dentro da arte.
Por outro lado, tem o orgulho e exibicionismo imaturo.
Dentro desta encruzilhada estão as escolhas sobre qual atitude será tomada. Portanto, não julgo.
Comentando sobre minha experiência a uma professora de outra academia de capoeira, ela não gostou muito do cenário que eu descrevi. Principalmente dos saltos( vídeo abaxio), dizendo que a capoeira não faz parte de sua raíz os saltos.
Pois bem, realmente não faz mas é parte do marketing e é mais um atrativo para novos alunos.
Também o aluno dali busca mesmo provar, demonstrar. São as partes "animais" que ainda habitam e sempre habitarão nossa índole, pois deve estar até gravado em nosso código genético.
Repudiar esta parte inerente é renegar até o que nós realmente somos.
Só termino por dizer que admiro muito mais a maturidade da filosofia da academia desta última amiga, onde a maturidade prevalece, não traz dinheiro( risos), mas são a conduta madura que fará que só semelhantes ali frequentem.
Ainda assim não condeno a academia da minha querida amiga, muito pelo contrário. Ainda assim o trabalho que realizam é muito belo. Até porque eles estão inseridos dentro de uma paróquia católica, onde a maioria dos alunos estão ali gratuitamente desde que participem dos ritos católicos como catecismo e afins.



Nenhum comentário: