quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Gordos e sua Saúde.

"Para Freedland, a obesidade leva à queda de alguns hormônios, como a testosterona, e ao aumento de outros, como o estrogênio, e isso poderia influenciar no aumento da incidência de tumores"



Alto índice de Infartos; Diabetes; Problemas nas Articulações; Tendência a adquirir Hérnia de Disco; Impotência; Motivos de Humilhação e Discriminação; outras tantas outras doenças e situações constrangedoras ligadas a obesidade não faz a pessoa tomar a iniciativa ou mudar de atitude.
Um dos motivos do insucesso das advertências é de que estes problemas só aparecem a longo prazo, enquanto o prazer cultivado pela gulodice é imediato. Com o efeito catalisador do modo de vida que a sociedade adquiriu nos últimos tempos, batizado de “Fastfood”. Não há como fazer o cidadão mudar de ideia.

Eu não faço parte deste grupo, nem dos gordos e muito menos dos obesos. Mas sei e entendo os problemas que estas pessoas possuem. Claro que há a falta de vergonha na cara também. Colocar os gordinhos como vítimas ficaria fácil e simplista demais para qualquer um com um mínimo de senso crítico.

Mas com estes exemplos, assim como os utilizados contra o tabagismo são efeitos nocivos a longo prazo que o cidadão acaba por ignorar. Principalmente o adolescente que acaba por adquirir estes vícios(fumar ou comer demais) pelo simples fato de que a grande maioria dos jovens tem uma mentalidade de imortalidade. Isso é histórico. Colocar algo que o faça temer por sua vida é contraproducente e beira a idiotice.

Quando os problemas aparecem, sair dos vícios parece tarde demais ou atos de mobilização hercúlea fugindo de vislumbrar sucesso nesta empreitada.

Sem dizer que, no caso dos gordos, mudar o hábito(com um estômago gigantesco de mais de um litro de capacidade) e o sobrepeso que prejudica acentuadamente a prática esportiva que o ajudaria em sua luta.

Enfim, consertar uma goteira no telhado em estiagem será sempre muito mais fácil e simples que o jorrar de um rombo em meio a uma tempestade.

Nenhum comentário: