sexta-feira, 1 de março de 2013

Inveja Boa?

Muitas vezes eu brincava com alguém e exclamava “aí, que inveja”. Muitas vezes sem maldade e mesmo assim era censurado por muita gente, da minha progenitora a pessoas que nem lembro mais seu nome ou seu rosto.

Diziam que sentir inveja era pecado e coisa feia. Mas era a inveja boa, que não desejo mal a ninguém. Só que diziam todos que não existe isso ou você tem inveja ou admiração. A inveja é algo ruim, cobiçar algo de alguém e na impossibilidade de possuir o objeto ou um similar, desejar que o outro não a tenha ou que acabe. Já a admiração é utilizar o exemplo de alguém e seguir seus passos para que possua uma realidade paralela, trabalhando para atingi-lo.

Só que existe algumas coisas que eu gosto dos outros mas mais gostaria do que se fez necessário para alcançá-las.

Tenho uma amiga que, às vezes, durante a semana está na praia. Mas para isso, ela trabalha em turnos. Já trabalhei sob este regime e odiei. Você perde totalmente a sua vida social.

Perde casamentos, viagens, festas e tantas outras coisas que gostaria de fazer com vários amigos e fica impossibilitado.

Ou seja, queria poder estar na praia em plena semana, mas não quero o tipo de vida que se faz necessário para usufruí-la.

Por falta de uma palavra que expresse tal sentimento, acho válido falar em inveja boa, inveja branca...

Nenhum comentário: