segunda-feira, 25 de maio de 2009

CRER


Sábado, dia 23 de maio, fui à missa de um ano de minha saudoza querida vovozinha.
Não que uma oração sincera poderia me conectar bem melhor do que participar fisicamente com centenas de pessoas com outras centenas de necessidades e prioridades.
Como dizem: a casa do pai há várias moradas. Na modéstia deste interlocutor há também um local saudável, acreditem, para que Deus por aqui se instale de forma confortável.
Meu amigo Wagner diz sempre que céu e inferno são portáteis e cada um carrega aquilo que lhe convém. Gosto de ficar saltitando entre um e outro conforme o andar da vida.
Apesar disso tudo ainda o convívio entre pessoas e sorrir e destribuir alento ao próximo são coisas que considero saudáveis para ambas as partes. Além do que se o meu caminho espiritual conduzir-me ao isolamento, algo de muito errado deve estar, assim considero. Vivo uma fase difícil sim, mas se esperar estar bem para fazer o bem, quando o bem você o fará? Não é mesmo? A felicidade estampada no rosto de minha mãe e minhas queridas tias também dizem que vale muito a pena.
Lembrei durante a missa(Paróquia de São José - Ribeirão Pires) palavras de uma pessoa que dizia sobre as contradições nos ensinamentos católicos. Sobre a distribuição de imagens dentro das igrejas, sendo que na Bíblia há passagens onde se recrimina.
Coincidentemente o padre direciona o seu sermão para este lado, dizendo que há várias passagens onde se encontra uma certa contradição. O exemplo foi citado no assunto do momento que é o Pentecostes. Onde há uma distorção entre o evangelho de Lucas e atos sendo que ambos foram escritos pelo mesmo autor.
"Os detalhes podem ser diferentes mas o que importa é a mensagem."
Sim, concordo plenamente e se tudo no mundo espiritual fosse buscar uma lógica não sobraria uma, afinal elas são criadas por homens passiveis de erro. A religião perfeita jamais alguém encontrará. Sei disso porque vários conceitos meus vieram por terra e não digo que eram falsos ou incorretos. Simplesmente serviram ao seu propósito dentro de um contexto e foram importantes ao aprendizado e por eras as calcei em minhas andanças pelo meu caminho único e intrasferível.
Hoje, muitas delas não me servem mais e em busca de novas estou.
Alguns passam mais tempo que o necessário, outros deveriam aprofundar em um créduo. Mas o caminho e aprendizado só diz respeito àquela pessoa e a ninguém mais.
Infelizmente a maioria das religiões pregam ser a que carregam a verdade suprema e quem fora dela estiver não será salvo. Daí, além da comodidade que o ser humano já carrega. Vêm uma norma repressiva que faz com que se instale ali e permaneça sem um crescimento e mantenha-se comatosamente por anos a fio.
Uma pena, mas antes ali do que em lugar algum.

Nenhum comentário: