terça-feira, 26 de maio de 2009

Religiões e Interpretações.

Começo com a retórica de que aqui não contesto e nem estou aqui para ser o senhor da verdade nem nada.
Ainda sobre o assunto de contradições em livros sagrados que abordei a pouco aqui no meu blog.
Só para ilustrar como uma única frase ganha interpretações diferentes e( o mais importante) dá diretrizes que os fiéis devem seguir.
Há uma frase celebre atribuído a Jesus: Ofereça a outra face.
Muitos dizem que Jesus misericordioso e com uma postura da não violência, prefere oferecer a outra face ao revide. Muitos contestam dizendo que a metáfora diz que a outra face seria a mudança de personalidade. Assim se não aprende pelo amor, vai pela dor. Existe ainda uma terceira vertente e que para se conferir sua veracidade necessitaria ainda conhecer um pouco de história antiga. Dizem que nos domínios e cultura Romana ao se punir um Judeu não se devia esbofetear com a parte interna da mão, para que ao se manipular os alimentos não contaminá-los. Portanto, quando se diz oferecer a outra face, seria o de se impor e exigir ser tratado como um igual. São as que eu conheço.

Baseado nestas três vertentes os sermões em várias casas ganham uma conotação muito própria de cada uma, de um fato narrado a milênios, concorda?
Quem estaria certo ou errado a mim não cabe julgar. Mesmo porque em minha humilde opinião as três caberiam em situações de nosso dia-a-dia.
Daí sempre digo que a verdade suprema é relativa. Como dizem por aí, absoluto só Deus e o Chevrolet Ômega.

Deixar de pensar seria a maior violência que poderíamos impor a nossa essência.

Nenhum comentário: