sexta-feira, 24 de maio de 2013

Divina Trindade.



Há muito tempo prego aos meus garotos e todos aqueles que eu possa ser considerado referência para a prática esportiva que envolva alguma competição. Mesmo que no caso das corridas de rua o seu único adversário seja você mesmo. Aliás para tudo o grande entrave reside no seu interior. Onde o sonho, desejo, vontade, pró –atividade, empenho, preguiça, convivem harmonicamente.
Na prática desportiva, há um ditado chinês das três virtudes que são 1. ( Yi):  TAN; 2. (èr): LEK e 3. (sān): KUNG FU. Seria Coragem, Força e Trabalho Árduo (aplicação, temperança). Isso, vai de encontro o que eu falava desde que parei para pensar em como poderia melhorar o meu futebol.
Eu não conseguia ter maior habilidade, mesmo que treinasse para aprimorar os fundamentos como passe, chute, domínio. Pois como tudo na vida, formasse uma parábola no desenvolvimento que, no início, a gratificação é grande para o tempo dedicado e com o passar do tempo e desenvolvimento necessita-se de mais aplicação para cada vez menos aprimoramento.
Portanto, você deve partir para outros caminhos, sem deixar, claro, de continuar a se dedicar ao mesmo. Só que você pode melhorar equilibrando no que eu chamo de “divina trindade”: força (vigor físico), habilidade (destreza) e inteligência (visão). Para qualquer atividade física envolve atingir o máximo possível em termos de “Custo vs Benefício”, ou seja o tempo despendido e a recompensa que se obtém em troca.
Para quem gosta de frases de efeito, ainda coloco como “Holy Trinity, The Three Esses: Skill, Strong and Smart.”
Atingindo o ápice nos três, cabe uma nova avaliação de qual deles teria um melhor ganho em termos competitivos. Lembrando que a parte da inteligência é saber lidar e avaliar as situações que envolvem a atividade e cabe aí uma boa dose de experiência. Esta, pode ser catalizada pelo convívio e extração das vivências dos antigos.
O “feedback” que eu recebo é muito promissor, conselho.

Nenhum comentário: