quinta-feira, 23 de maio de 2013

Palestra - Matéria e Espírito.


Houve mais uma palestra que eu tive que assistir por imposição da diretoria do departamento que eu pertenço, pois havia pouquíssimos interessados pela palestra e para não deixar o convidado em saia justa, nada mais lógico do que colocar pessoas desinteressadas na plateia. A palestra era sobre o modo e a vivência da vida na aposentadoria.
Logo de início ela diz que é o momento de termos como objetivo único em ser feliz e que as mágoas pretéritas são a maior causa de infartos.
Bom, eu com mais de 25 anos para ter direito a aposentadoria, discordando de que a felicidade deve ser buscada no interior da gente a cada dia em cada ato, com convicção de que o maior fator de infarto é a má alimentação, sedentarismo e estresse. Simplesmente parei de prestar atenção em tudo o que a criatura dizia.
As pessoas precisam parar de achar que trabalho é castigo, mesmo que a origem da palavra (labor) tenha a conotação de penitência. Não SOU feliz por trabalhar, certeza que eu seria mais feliz, ou mais contente/ realizado se eu tivesse dinheiro o suficiente para interromper minha rotina cotidiana. Como eu disse, a felicidade vem do nosso interior, estar satisfeito com a nossa condição e conquistas (bem diferente de conformismo). Caso contrário estar sempre a busca de uma situação que a permita.
Jamais coloco minha felicidade em nada material, se um dia começar a achar que a verdadeira felicidade está em algo assim, começarei a me preocupar, pois nada material pode ser mais fugaz ou efêmero do que qualquer valor moral.
Comentava com um amigo aqui sobre isso e, claro, ele era um dos que concordava com o meu pensamento e dizia: isso eu praticamente não falo com ninguém a respeito, pois o pensamento primário de quem ouve é de que sou pobre coitado sem dinheiro que tenta justificar sua miséria. Triste constatação.

Nenhum comentário: