quinta-feira, 16 de maio de 2013

Por que Bill Gates não para de Trabalhar?


Pelo mesmo motivo que existe pessoas tem tudo e não é feliz; que precisamos de heróis, precisamos de desafios; necessidades que analisadas a fundo parecem tão banais.

Desde que o Homem tem ciência da sua existência e parou de se preocupar tão somente em arranjar comida, abrigo e trepar, digo, procriar, ele começou com suas crises existenciais.

Na esmagadora maioria das vezes, ele não encontra uma resposta que sacie seus questionamentos e para não ficar louco deprimido, encontrou uma saída mágica. Duas na verdade, ou, simplesmente ignorava a questão (nada fácil, por ter agora um tempo ócio) ou abraçava alguma causa que julgasse ( ou impunham) justa. Assim é até os dias de hoje.

As pessoas correm, acordam cedo, deixam valores morais em segundo plano para chegar no horário naquele emprego que odeia e o chefe chato nem notar sua pontualidade (mas vá atrasar para ver o que acontece).

Quando questionadas do motivo disto tudo, o que move para tudo isso, dizem para ter uma vida melhor. Só que ao perguntar o que deseja de bom para que realmente sua vida fosse melhor, ela não sabe responder.

Algumas, realmente não tem ideia do que quer e o que almeja em sua vida. Outras, na verdade sabem, mas por um filtro moral, preferem passar por bobas. Pois querem dinheiro para desfrutar de bens supérfluos para seu prazer mundano de conforto e, principalmente, de provocar inveja em alguma pessoa próxima. Triste realidade.

Só que são objetivos, bobos, imaturos, vazios, mas são o que preenchem sua vida e dão algum sentido nela.

Assim são com todos, por isso que numa revolução alguns sacrificam a própria vida em prol de algo superior, pois seria um jeito de morrer em paz com sua consciência, por mais maluco que possa parecer, dando um “real” sentido em sua vivência.

Enquanto nada disto ocorre vai seguindo com o marasmo do seu cotidiano ordinário até que alguém lhe mostre um horizonte claro e mais nobre do que aposentar ganhando mais do que um mísero salário mínimo.

Somos também facilmente manipulados por alguém que seja articulado e detenha o poder da retórica, pois nós, todos, temos este anseio adormecido em algum lugar na nossa cabecinha.

É Poer estas que filmes de heróis sempre fazem sucesso, pois a maioria que o assiste acaba se colocando no papel do protagonista. Pois é uma vontade, um desejo que todo mundo guarda, talvez explicado até pelo medo da fragilidade de sua condição, onde todos anseiam por uma imortalidade, ou pelo menos, uma notoriedade de sua passagem pela face da terra.

Nenhum comentário: