Como bom Palmeirense não posso deixar de lembrar de consagrados volantes que tivemos como César Sampaio jogando ao lado de Mazinho(94). Não vou citar outras boas duplas para não igualar as boas memórias que esta dupla me proporcionou e também nem foram tantas. Afinal veio um conceito moderno com a maldição do 3-5-2 + líbero que o volante tinha que ser um "pitbull", guerreiro, destruidor, rei do desarme tão somente.
Estou a ouvir muitos comentaristas falarem em tendência do futebol de vanguarda. Inspirados no esquema do Barcelona. Isso mostra como a maioria não sabe o que diz. Barcelona joga com Busquets ou Keita em um momento, Mascherano(e este nem considero habilidoso...) joga de zagueiro. Não joga com dois e muito menos com três volantes.
Bom, sem ficar dissertando sobre táticas e posições que não é o intento desta postagem.
A parte que me empolga é saber que o futebol tende a voltar a suas origens. Voltante(primeiro volante, para ser mais específico) tem que ter mais atributos do que simplesmente destruir. Habilidade, inteligência e destreza atributos 'sine quibus non' de um verdadeiro volante.
Falam em futebol moderno, mas converse com seus pais ou avós e eles dizer-lhe-ão como eram os volantes de outrora.
Tostão em seu livro(Lembranças, Opiniões e Reflexões Sobre o Futebol) já lamentava com o fim de volantes habilidosos no futebol moderno. Já havia presenciado esta tendência da volta de primeiro volante técnico. Um dos primeiros foram a Juventus de Turim com Marchisio, Vidal e Pirlo e Universidade do Chile com sua dupla Marcelo Diaz e Aranguiz.
Na EURO 2012 com certeza haveira presença marcante, ainda mais que o material humano é farto e de "fácil requisição".
Na seleção alemã Khedira e Schweinsteiger; na italiana a dupla de 'la vecchia signora' Marchisio e Pirlo; espanhola com Busquets e Xabi Alonso.
Na foto, não poderia deixar de prestar minha homenagem a melhor dupla de volantes da década de 80 pela canarinho.O problema disto, vai ser encontrar tanto bolero para estas posições...
Nenhum comentário:
Postar um comentário