terça-feira, 5 de junho de 2012

The Walking Dead - Mais do que um Simples Horror Movie.

A série que acaba de encerrar a segunda temporada no canal FOX proporcionou-me muito mais do que eu imaginava. Esperava tão somente um seriado de terror em que os seres humanos eram vítimas de zumbis sedentos por carne fresca. Ou seja, um entreterimento sem nenhum compromisso.
Zumbis matam e perseguem. Zumbi vestido de funcionário da saúde próximo do hospital, de soldado dentro do blindado, tentando invadir freneticamente uma loja de departamento, caminhoneiro permanece em seu caminhão. Opa, um momento! Os zumbis nada mais são do que uma visão crítica do autor/diretor Robert Kirkman/Frank Darabont. OS ZUMBIS SOMOS NÓS(sociedade)!!! Fato confirmado ostensivamente e flagrante em que a capela toca o sino chamando fiéis e o pessoal entra e há zumbis sentados nos bancos da igreja. As pessoas sem cabeça(não pensantes) continuam a agir de forma automata da mesma forma quando vivas. Esta cena  remete-me ao início quando Rick acorda no hospital e sem entender nada do que está acontecendo. Rick "DESPERTA" e vê o mundo em que vive. Sim, os que não tornaram-se zumbis são as pessoas despertas e conscientes sobre patalogia comatosa que viemos nos dias de hoje.
Traço um parâmetro do significado "nonsense" de zumbis terem que se alimentar de carne fresca, sendo que o mesmo continua 'vivo' mesmo sem alcançar o seu objetivo.Outra crítica do autor, a carne fresca é o sonho consumista que a sociedade impõe e seguimos, sem perguntas e motivos, a ambicionar Ferraris, Mansões ou mesmo um simples óculos da Oklaey. Pois parece imprecindivel para a sua vida mas a não aquisição não interfere na sua existência.
"Okay" senhor Robert Kirkman/Frank Darabont, entendi sua mensagem estou atento ao que o tem a dizer. Pode continuar...
Os despertos(ainda humanos) agem de formas distintas diante desta nova realidade. A visão imediatista(morte iminente) faz com que elas mudem sua forma de agir e emerge seu verdadeiro caráter(vide o Shane, antes, um policial 'de bem'). Questiona a quem concorda em nosso mundo caótico e manter uma postura como o amanhã estivesse distante. Ou finge ser como os outros(retratado pela fuga da cidade utilizando de carne putrefada e andar desengonçado.
Tomam uma maneira de enfrentar esta nova realidade e esperam resolver este impasse cada um de uma forma:
- esperam um milagre divino(talvez a vinda de Jesus salvador) como o caso de Rick até o fim da segunda temporada.
- acreditam na cura deste caos, caso de Hershel
- decidem lutar e manter-se entre eles distintamente como Shane.
- Isolar-se e criar uma nova sociedade livre dos zumbis
- outros simplesmente desistem de viver( ignoram).
A crítica ainda continua e continuará por vários capítulos. A base da nossa sociedade atacada nesta segunda temporada foi a religião. Desde que Rick pede um sinal a Deus(Jesus) que entra em uma sequência de fatos contra que culmina com a Sofia sendo finalmente encontrada como zumbi...toda vez que contestaram a permanencia da busca da Sofia ele falava que não teria como abandonar...e que ainda acreditava(fé) em encontrar viva. A cena mostra a frustração de todos, mostra o Rick, ele ergue a cabeça e executa...e logo em seguida ele desaba. Todo o quadro pela fé foi focado no Rick e o foco Sofia...Rick, o fervoroso...Sofia viva=prova da fé...Rick mata Sofia...morte da fé.
Então qual será seu parecer após demonstrar-nos de que forma sombria estamos conduzindo a nossa vida?
Bom, ainda deve rolar altas críticas aos nossos valores institucionais, familiares, morais, religiosos antes de chegarmos ao final.
Não leio o HQ e nem sei o que será da série futuramente...mas as possibilidades são:
- Um vírus, ou algo parecido, aniquilará todos os zumbis e deixará a terra para que os humanos tenham um novo começo. Que será com toda a certeza a meta de Rick agora em diante com a perda de sua muleta(a fé) lutará para que exista um futuro para a humanidade. A velha maneira de se viver mudará, adaptará para poder sobreviver.
- Ou a morte total da raça humana...Shane deve perecer ou melhor ser transformado em Zumbi por sua escolha equivocada e se Hershel não mudar sua ideia de uma cura também acabará sucumbindo a força zumbi.
- Ou manter como está. Afinal, vivemos desta forma há milênios e praticamente nada mudou. Continuamos a seguir comendo, dormindo e reproduzindo. Só que agora adicionamos a necessidade de adquirir bens materiais manufaturados.
É o que eu acho...

Nenhum comentário: