sexta-feira, 15 de junho de 2012

Pérolas do Futebol - Copa Libertadores da América.



A TV quer, deseja, trabalha em função de seus anunciantes. Engana-se quem a condena, pois ela está coberta de razão e seus interesses são legítimos. Afinal é uma empresa e como tal, visa lucros.
O grande problema é o público. Nelson Rodrigues e Tocqueville estavam certos em afirmar que as pessoas, em média, são nada interessantes. Estou sendo eufêmico, quem os conhece, sabe o quanto.
O povo em geral acredita, consome, digere e( a pior parte) regorgita “o produto que ela compra”. Repetem sem refletir e pensar nas incongruências. Abrindo espaço para que os interlocutores sintam-se à vontade de dizer as maiores barbaridades e saírem incólumes de críticas ou qualquer punição.
Ontem, em pré-jogo pela Libertadores da América, que seria transmitido pela maior veiculadora de lixo da massa ignara, coloca a chamada como "O jogo do melhor time pós Era Pelé". Opinião própria, tese dos especialistas, estética? Nada importa, o que importa é que isso foi jogar décadas do Clube Alvi-negro praiano na latrina.
Sem pensar muito, vislumbrei, os Meninos da Vila. O ORIGINAL. Termo utilizado com muito carinho pelo técnico do Peixe(Formiga) no final da década de setenta e usado ostensivamente a todo grupo de garotos-heróis de que dali saem para ganhar o mundo. Daquela época, início da década de 80, quando jogadores duravam nos clubes e tinha nomes consagrados até os dias de hoje como Pita, Juary, Nilton Batata, Ailton Lira, João Paulo...
Depois ainda o Santos de 83, com Serginho Chulapa, Paulo Isidoro, Zé Sergio e o mítico Rodolfo Rodrigues.
Mas a mídia vende como se os telespectadores de hoje fossem abençoados de ter a oportunidade de vivenciar uma era de ouro. 
Marketing da oportunidade. "Você vai perder a melhor transimissão da história do Homem?" Claro que o povo paleolítico moderno  responde gritando: Claro que não!
O Santos atual ganhou a Libertadores e é um título importantíssimo. Só lembro a muitos que ela só ganhou força do final da década de 80. Antes? Muitos clubes mandavam seu time de juniores ou seus reservas para a competição. Só ficou importante mesmo quando surgiu com força a Copa Toyota(mundial). Claro que isso jamais é comentado, por que iriam depreciar o seu produto?

A TV vende espetáculo, não a verdade. 


http://futebolememoria.com/nos-lembramos/hall-dos-jogadores/times-que-a-gente-gosta/meninos-da-vila-1978/

Nenhum comentário: