quarta-feira, 27 de junho de 2012

Trollando os Rivais.

Alexandre III da Macedônia, mais conhecido por Alexandre Magno, o Grande. Herdou um império construído por seu pai aos 16(dezesseis) anos e aos 22(vinte e dois), Alexandre, penetrou na Ásia Menor, nas margens de Granico  derrotou os persas, na batalha de Isso, o exército persa de Dario III, tomou a Fenícia e marchou em direcção ao Egipto, onde fundou a cidade de Alexandria. Formando seu império dos Balcãs à Índia aos 32(trinta e dois) anos.
Meu pai, com uma história bem mais modesta, trabalhou desde pequeno. Trabalhou com carteira assinada aos 17, com 27 montou uma empresa de serviços e aos 35 abriu um Comércio Atacadista.
Hoje, vivemos a Geração Odisseia* que, por força da lei, não pode trabalhar antes dos 16. Nada incomum dessa geração viver na casa dos pais com idades superiores aos 30 anos.
Cada vez mais protegidos dos agrestes sociais pelos pais super protetores, demoram mais a tornarem-se "homens" e atingir a dita fase adulta. Ou seja, uma relação diretamente proporcional(ou exponecial?) entre a proteção e a idade de amadurecimento.
Tudo isso para mais uma vez falar sobre futebol...
Em uma conversa de roda de amigos, muitos falam da decepção de São Paulinos e Santistas pela má atuação de Casemiro e Lucas pelos tricolores, e de Neymar e Ganso pelos alvi-negros praianos. Em meio a milaborantes teorias, cravei, "Pessoal, faltam menos de 30 dias para a Olímpiadas."
Após um silêncio sepulcral, vociferaram milhares de adjetivos que jamais reproduzirei aqui.
Quando a exaltação esvaneceu-se, falei resumidamente toda a hitória supra-citada e finalizei, "entendam, uma pessoa normal hoje leva mais de 30 para amadurecer, imagina um jogador onde pais, empresários, dirigentes e técnicos os paparicam, mimam, protegem e defendem de tudo e de todos? Sem mencionar ainda que sua vida de jogador de clube já está mais que garantida. Sem hipocrisia, às favas a uma Copa do Brasil, às favas a uma Libertadores. Seus sonhos se resumem a entrar para a história como os meninos que trouxeram o inédito título de Campeões Olímpicos! Digo mais, se eu, você ou qualquer um estivesse no lugar deles, faria exatamente a mesma coisa!"


"Respeite o tempo entre a semeadura e a colheita.
E,em seguida,aguarde o milagre da transformação.''

Paulo Coelho 

  
* Geração Odisseia: O termo foi cunhado pelo colunista social americano David Brooks e exprime um grupo que quer viver diversas experiências antes de construir algo mais sólido. Basicamente, são pessoas entre 24 e 35 anos, que estão ocupadas demais explorando e experimentando para pensar em encontrar a profissão, a casa ou o relacionamento certos.

Nenhum comentário: