quinta-feira, 19 de julho de 2012

Croácia - Comunidade Europeia.

"Os eleitores croatas aprovaram neste domingo a adesão do país balcânico à União Europeia (UE), em um referendo com baixa participação - apenas 47% dos 2,5 milhões de eleitores foram às urnas. O "sim" à adesão à UE obteve 66% dos votos, enquanto 33% dos eleitores votaram contra aderir ao bloco europeu. O restante dos votos foi anulado. A Croácia passará a integrar a UE oficialmente em julho de 2013. As informações são da Associated Press."



Uma jovem nação que encontra-se em crise, como todos no velho continente e, praticamente, o mundo todo. Índices de desemprego em torno de 38% e jovens com mais de 60%, nada fácil. A solução que encontram é juntar-se ao UE que já não anda bem das pernas. A Comunidade Europeia também caminha para uma crise sem tamanho. Sem critérios para admitir novos membros, deixam investidores com um pé atrás sobre a força de sua moeda única e assim, correm para o bom e velho dólar americano.
Bom, como eu digo há muito tempo, o nosso modelo de economia está falido há décadas. Desde o crack da bolsa em 1929 que estamos em crise, sumprimida pela WW e WWII. Teve continuidade com a guerra fria. Agora, não há mais nada para impulsionar a economia do que o próprio consumo desacerbado que perde folego diante o acúmulo e concentração de riquezas que o modelo falido vem se arrastando para culminar em um tenebroso final em algum lugar do futuro. 
Clichê, a questão não é SE ocorrerá e sim, QUANDO. 

Nenhum comentário: