quinta-feira, 26 de julho de 2012

Emagrecer - Exercício Intenso - Achava que isso era de Domínio Público.

Exercícios intensos consomem mais energia e emagrece mais. Parecia ser óbvio até eu defrontar com uma matéria da revista Época.
Eu tenho este conceito formado empiricamente há quase dez anos. Pois a prática intensa de Kung-fu por três vezes por semana com duração de uma hora e meia, era uma luta época para eu não "desaparecer". Qualquer vacilo e meu peso chegava a preocupantes 67 kilos( tenho 1,78m). Hoje, como professor, passo mais tempo monitorando do que treinando.
Mesmo executando parte do treinamento e correndo(em média) 35~40 kilometros por semana eu não consigo baixar meu peso de 78kilos. Ou seja, antes com quatro horas e meia de Kung-fu intenso eu queimava mais gorduras do que agora com as mesmas quatro horas e meia de Kung-fu leve e mais quatro horas de corrida(10~11 km/h).
Há vários motivos para que justifique, logicamente, o fato. Na prática do Kung-fu eu trabalho o corpo todo e o consumo de oxigênio é muito maior. Mais músculos trabalhando, mas energia queimando. Na corrida, queira ou não, o maior esforço se concentra nas pernas.
O exercício intenso também consome muita energia na recomposição muscular e reservas energéticas consumidas. Claramente o corpo pede um maior descanso para recompor o desgaste.
Termino colocando que na verdade quem procura emagrecer precisa passar pelo psicológico e mudança de mentalidade. Deixar de ser obeso vai além de ser um desafio, uma meta. Passa por felicidade e satisfação. Sem ela, o gordo está fadado ao fracasso.
A matéria está em: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI220807-15257,00-E+DIFICIL+CANSA+MAS+EMAGRECE.html



Nenhum comentário: