terça-feira, 10 de julho de 2012

Liberdade - Diário Espiritual - Paramahansa Yogananda.

05/07 - Liberdade


Você nem sabe quão privilegiado é por ter nascido como um ser humano. Nisso você é mais abençoado do que qualquer outra criatura. O animal não é capaz de meditar e experimentar a comunhão com Deus. Você tem a liberdade de buscá-Lo e não a utiliza.
Paramahansa Yogananda, "A Eterna Busca do Homem"


Diário Espiritual - 1996
Um pensamento inspirador para cada dia
Tradução não oficial do livro Spiritual Diary




*********


Começo refletindo sobre a força da expressão. Ter esta ciência, creio que nem o dicípulo preferido de Sri Yukteswar saberia avaliar sua própria.
Com isso não há o que condenar ou desvalorizar seus ditos. Pois ela nos leva a refletir e pelo menos achar um referencial sobre o que fazemos aqui e agora neste plano.
Alguns talvez não compreenda como poderia ser algi diferente de um ser racional e na viagem mental de uma declaração dessas.
Talvez aquele que diga "considero abençoado sem um motivo específico, simplesmente EU SOU" possa ser o ápice da ideia que carrega o texto deixado há anos pelo expoente maior da Ioga no ocidente.
Eu ainda fico a refletir, pois o animal não é capaz de meditar, mas ele vive sem muita noção mais conecto com o inefável do que nós no cotidiano, principalmente dos grandes centros. Restringidos de ações naturais do ambiente. Verdadeiros comatosos em busca de valores bem questionáveis e, aparentemente, imprescindíveis para a grande maioria.
Acredito também que nossa missão não seja simplesmente passar a vida trancafiado num mosteiro e ficar ali a meditar. Afinal, nascemos em uma grande metrópole onde não há lugar em silêncio, uma cidade que não dorme por um único minuto.
Sem isso jamais ser desculpa para qualquer um mesmo os ateus e agnósticos não perderem um tempo para refletir sobre suas dádivas, apesar de achar que seja fruto do mero acaso.






Nenhum comentário: