sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Breve Pouso na Realidade.

Já inicio dizendo que a proposta aqui é fugir do mundo real por um instante. Mas o que aconteceu outro dia não tem como deixar de dizer. Pois eu acho que a gente pode até fugir da dura realidade, sentirmos incapazes de promover grandes mudanças no mundo conturbado que vivemos. Só que a fuga não pode ser acompanhada de total alienação. Deve-se ter ciência do ambiente e como ele funciona. Tenho ainda uma teoria que um dia essa onda excessivamente materialista irá passar pelo simples fato de que o ser humano está adquirindo e se sentindo quase um Deus em suas criações. Só que aos poucos, mesmo com todo o conforto e bens a sua volta, ele sentirá que há um grande vazio em seu ser. Seria assim o início de uma nova era na história do homem. Talvez nem meus tataranetos sejam testemunhas disso.

Um amigo comentava frustrado o fato do Thiago da natação não ter conseguido um ótimo desempenho nesta olimpíada e de sua falta de sorte. O quanto ele torcera naquela madrugada que não rendeu o esperado.

Pela liberdade que eu tenho com ele, disse exatamente o que eu pensava no momento. O quanto ele fora e continua a ser enganado pela máquina da mídia televisiva. O Thiago, para quem realmente acompanhou a sua trajetória sabia que dificilmente conseguiria algo além. Então, o erro da avaliação foi proposital e com segundas intenções. O que ocorre é o fato de ter se vendido uma ilusão aos telespectadores, criando uma expectativa falsa. O propósito disto era fazer as pessoas assistirem a prova, assim como o meu amigo, e com um bom índice de audiência dando o retorno esperado aos patrociandores. Trocando em miúdos, aos que acreditavam em uma excepcional performance, estavam iludidos pelas informações ralas e únicas em que se basearam para criar uma fantasia. O mestre dos fantoches trabalhando pelos bastidores da nossa mente, mais uma vez.

O meu amigo ainda retrucou o fato de que o oitavo lugar foi uma grande conquista, pois em um país onde só o futebol encontra seu espaço, ele é um vencedor. Acredito que no caso do Thiago, essa máxima popular tenha realmente validade, mas o alertei novamente. Eu lhe trouxe para fora de "Matrix" e ainda assim continua a repetir e agir como a mídia vende a idéia. Infelizmente há vários esportes que estão subordinados a federações que não representam com dignidade a modalidade, muita politicagem envolvida. Conheço casos de vários atletas que conseguiram um desempenho excelente e não foram eles os escolhidos para as olimpíadas em sua época. Outro com um patrocinador de peso, intervia nas federações e mudava-se como mágica os critérios de avaliação dos atletas.
Infelizmente, não posso colocar o nome das pessoas envolvidas, por conseguinte não tenho como provar o que estou dizendo sem comprometê-las. Aos que acham ser simplesmente um momento de desequilíbrio do que escreve aqui, faça uma pesquisa em algumas modalidades e percebam que ocorre algumas "curiosidades" como um atleta que é campeão brasileiro e sulamericano não ser o convocado para a olimpíada. Alguns que foram muito bem em um mundial e outro foi em seu lugar, sem a desculpa de lesões. Há um exemplo fácil de se constatar. Um certo atleta que estava cortado da olimpíada e visivelmente fora de forma, de repente voltou a fazer parte do grupo e participou "ativamente". Não digo que é regra ou excessão. Mas não fico repetindo que o atleta suou sangue, matou um leão para estar ali, pois não sei bem como ele adquiriu o seu espaço e por isso paira a dúvida.

Saliento que mesmo assim acompanho a olimpíada mas não carregado de emoções induzidas pela grande corporação que a transmite. Não nego a minha preferência por assistir partidas femininas, muito mais interessantes em minha humilde opinião. Só não me posto como um ser comatoso à frente da tela e repetindo como um mantra o que é jogado na minha mente. Sei que há muita coisa estranha ao meio e muitas coisas nem devo ter ciência do que realmente ocorre nos bastidores do sistema. Longe de estar aqui criando a teoria da conspiração contra os cidadãos. Simplesmente, assistam sabendo exatamente o que ocorre e está sendo feito a sua volta.

Nenhum comentário: