sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Yoga e Intolerância.


Para melhor compreenção do texto a seguir, devo colocar todos a par do que ocorreu antes de enviar a minha mensagem à revista Vencer, que havia uma discussão sobre a matéria publicada em dois números anteriores a que acusou a minha visão. Não esperava que fosse postada na íntegra e mandei sem os devidos cuidados e, ao final, coloco alguns adendos e correções.

Minha mensagem:
Estou me manifestando para discordar dos praticantes de Yoga que expressaram sua opinião. Ressalto que eu acredito que isso pouco importa, sem acento ou com acento, o que importa é você se sentir realizado. Mas, se fosse discutir qual seria o correto, a forma seria "O Yôga". Apalavra yoga (ioga) tem sua gênese no sânscrito, uma língua morta que possui alguns estudiosos que de momento não me recordo. A palavra é masculina e com entonação grave. Lembro ainda que ioga quer dizer "união". Na Índia (origem do Ioga), os antigos dizem que existem 108 ou 81 vertentes do Ioga. Esses números têm origem na Cabalah, pois a soma resulta no número 9. Na Índia existem vários ashrams que seguem uma determinada linha. Kryayoga (união pela purificação), Jñanayoga (união pelo conhecimento), Vidyayoga, Rajayoga, Swasthyayoga (o mais conhecido no ocidente, aplicado pelo mestre De Rose).Sem querer ofender, mas creio que declarações como as que saíram na edição n° 36 foram feitas por pessoas que beiram o fundamentalismo. Chegam perigosamente a rejeitar até outra forma de pronúncia, quiçá se a discussão chegar nas idéias... Devemos nos precaver, pois o radicalismo derrubou as torres gêmeas. Além do que, o profissional ideal é aquele que "une" as pessoas em torno de um objetivo maior, respeitando as diferenças, não? Nota: eu pratico Yôga, mas não ligo se dizem ou escrevem Yôga, Yóga, Iôga ou Ióga. A única coisa que realmente considero relevante é ter me tornado um ser humano melhor!
http://www.vencer.com.br/novo/materiaCompleta.php?id=331

Nota:
Acabei cometendo um ato falho imperdoável que foi não ter citado o Yoga que eu praticava na época( saudades) que foi o Hatha Yoga com um amigo Stamato( grande Ser Humano).
O segundo erro( proposital) foi dizer que o Swasthyayoga é o mais conhecido no ocidente. Na verdade ele pode ser o mais conhecido no Brasil e dizem que na Índia essa linha nem existe. Não posso comprovar o fato e na verdade só coloco como curiosidade. O Yoga mais conhecido no ocidente é o Krya Yoga que foi difundido principalmente por Paramahamsa Yogananda. Outros Iogues são bem mais conhecidos e considerados no ocidente como Swami Vivekananda, Sri Aurobindo, Swami Sivananda, entre outros.

Nenhum comentário: