quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Corrida de Rua - Repositor Energético.

Uma das coisas mais interessantes na minha vida de corredor é o fato que eu acabei revendo muito dos meus conceitos de lógica sobre assuntos que não domino. A partir do instante que eu iniciei as minhas corridas descobri que devo testar tudo o que eu ouço e leio sobre o assunto. Pois descobri que muita coisa que eu não acreditava eram bem verdadeiras.
Eu não usava qualquer tipo de repositor, achava que em uma prova de curta duração como são as provas de dez kilômetros, eu perderia mais tempo tentando assimilar o produto do que teria qualquer resultado. Muita coisa mudou quando fui participar de uma meia maratona( A de São Paulo - 2007). Numa prova de vinte e um kilômetros, era evidente que eu necessitaria de algum tipo de complemento energético. Comprei alguns sachês de maltodexistrina e afins em forma de gel. Consumi o primeiro em uma corrida próximo a minha casa, pois não deixaria para a hora da corrida e descobrir que eu tenho alguma incompatibilidade com o produto. Foi nesse momento que eu descobri o quanto ele realmente ajuda e dá um novo fôlego para a sua performance.
Assustei mesmo com a diferença, quanto é efetivamente eficaz e de efeito placebo eu não tenho parâmetros para lhe dizer. Só sei que pro alguns minutos é muito eficaz.
Eu não fico tentando descobrir o quanto é de cada parte, só sei que funciona e é isso que importa.
Agora em qualquer prova eu levo de um a três deles e oc consumo sempre próximo a postos de hidratação, pois são bem "melados" e a água ajuda a dissolvê-los e a enxaguar a boca.
O sisotônicos tem um efeito semelhante, só que seria muito trabalhoso carregá-los, pelo menos para mim.
Fica então a dica para quem corre curtas distâncias que um complexo de carbohidratos sempre são bem-vindos na vida do atleta.

Nenhum comentário: