sábado, 2 de agosto de 2008

O uso incorreto do saber.


"uma das maiores vantagens da erudição é que através dela conseguimos aplacar nossas vontades... e nossa consciência, ao mesmo tempo..."
Autor:Benedicto Cohen(Bene) - Lista Voadores.
http://br.groups.yahoo.com/group/voadores/message/82614

O uso incorreto do saber.

Nada poderia ser mais nefasto do que presenciar uma pessoa utilizar-se de sua erudição para corroborar de forma distorcida aquilo que não é correto e de senso comum.

Complicado mesmo de tentar se opor as falácias deste tipo de sujeito. Pois, com toda certeza, ele usará de argumentos e ditos lidos em obras consagradas que confirmariam a sua posição, mas na articulação mesquinha de seu entendimento. Considero que presenciar tal fato como pior do que palavras argumentativas desconexas de um insipiente. Porque esse não sabe e não teve a oportunidade de se erudir ao ponto de descobrir e formar um melhor entendimento da realidade que se encontra imerso. Ao contrário do primeiro que se utiliza da informação para manter-se na zona de conforto e muitas vezes, pior ainda, quando leva terceiros a acreditarem em suas mentiras e, não raramente, não se ressente de tamanho prejuízo causado ao vivente. Claro que nem sempre são fatos de grande relevância, alguns beiram à inocência da pessoa. Mesmo assim, deve se ter uma postura rigída e contestar tal atitude para que ela não comece a achar dona de toda a verdade.

Sem dúvida, o maior abuso que o conhecimento adquirido pelo homem pode sofrer é ser usado como esoconderijo ou para avalisar nossos defeitos, nossos medos, nossas limitações. É o inverso da sabedoria mas muitos se vangloriam sobre seu caráter vil e sua arrogância.

Massami.

Nenhum comentário: