sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Minha Vida sobre um Par de Tênis.


Colocarei sempre algumas de minhas vivências na grande arte deste emocionante esporte que envolve um grande grau de auto- conhecimento. Já comentei que iniciei na corrida de rua por causa do Kung-fu que estava exigindo uma maior resistência aeróbica. Como qualquer corredor iniciante mediano tinha alguns conceitos/ paradigmas formado a respeito.
A corrida de rua era só o meio para atingir o meu objetivo e em meu início não me importava com a qualidade que estava desenvolvendo nessa modalidade. Comecei a pegar gosto e queria sempre mais, evoluir na atividade.
Após alguns meses de evolução, entrei em uma total estagnação. Foi neste momento que comecei a pesquisar e conversar com professores de educação física e descobri várias falhas no meu treino e que deveria ter uma maior diciplina. Fato que abalou meus conceitos, pois a arte marcial já exigia isso de mim. O que eu entendia erroneamente sobre corrida de rua era as passadas largas e elegantes, tentar aumentar gradativamente a distância percorrida, aumentar a velocidade por minuto e não consumir nada na corrida. Notem que esses fatores é de senso comum a maioria dos iniciantes e já tentei explicar parte disto a amigos sem sucesso. Ouvindo a minha explicação e visualizando a situação, realmente fica parecendo ilógico. Mas como sempre respeitei a opinião de pessoas que sabem mais do que eu, consegui descobrir vários erros na minha corrida. Não estou dizendo para que ninguém deve aceitar caladamente, sem contestar o que dizem para você. Pois nesse interim também ouvi muita coisa conflitante entre dois profissionais e o que eu fiz é o que eu aconselho a todos. Experimentar e avaliar os benefícios.
Hoje a minha passada está bem próxima ao indicado de 180 passos por minuto independente da velocidade desenvolvida. A explicação é que a gravidade está te atraindo e o ciclo será praticamente o mesmo, independente de sua massa corporea. Experimente, você vai perceber um menor desgaste físico e menos dores nas articulações.
Percorrer uma maior distância era um transtorno, pois tentava obtê-la mantendo a mesma velocidade inicial. Descobri que o certo é reduzir esta velocidade e aumentar além da distãncia desejada.
Aumentar gradativamente a velocidade não obtive resultados, pois cada dia é uma nova história, pois você não está sempre cem por cento e o clima influi no seu desempenho, tornando impossível de se avaliar a sua evolução. O correto é praticar tiros curtos nos intervalos e aumentar a duração da mesma.
Eu não gostava de consumir/ingerir nada durante a minha corrida, pois eu achava de curta duração(no máximo dez kilômetros) e assim fazia a reposição tudo ao final. Isso eu levei até a minha primeira meia-maratona, onde descobri como uma pequena reposição energética fazia muita diferença. Quanto era biológica e psicológica até hoje eu não sei te dizer, mas o que realmente importa é que a reposição melhora em muito o meu desempenho e ponto.
Coloquei tudo de forma simples, pois não tenho a intenção de passar todo o meu conhecimento em uma única mensagem e ainda nem me julgo o dono da verdade. Muito pelo contrário, sou um mero aluno. Estou sempre aprendendo com as pessoas e a vida.
A mensagem que eu quero passar é que você que está lendo este texto, saiba que você possui uma grande ferramenta a sua frente que é o computador e a net que pode lhe fornecer uma vastidão de informações. Você acabará cruzando com informações contraditórias também. Mas vale o bom senso e analisar a fonte e, em último caso, testar as duas e ver qual seria a melhor ou a mais correta em sua opinião.
Keep running!!!

Nenhum comentário: