quinta-feira, 16 de julho de 2009

Provas e Dogmas

O pouco que eu comentei pela minissérie e já vieram com mensagens confortantes e de cunho religioso. Sou até grato pois demonstra que se importam com o meu bem estar e isso é muito legal.
Mas entendam, eu já estudei, conheci, vivenciei muitas crenças e experiências espirituais e não necessito mesmo de nada disto. Nada que eu já não saiba. Mesmo assim, só te garanto que você não consiguiria responder as respostas daquele senhor. Pois por todas as tradicionais religiões ele já passou. Não digo que uma ou outra não esteja à altura ou não cubra os anseios das almas sofredoras. Pois o conforto em uma crença está mais ligado a outro fator. Pois pessoas com problemas pequenos desistem e com maiores se fortalessem no mesmo créduo. Só sei que a prova era grande e até onde eu conheço todos falharam.
Acrescento que apesar dele não acreditar em Deus, ele era muito mais espiritualizado do que muita gente, inclusive eu. Anos e anos trabalhando em uma atividade social, com todos os seus problemas ainda encontrava razão em mantê-lo. Era uma pessoa sorridente mesmo que em seus olhos se percebia uma carga enorme de sofrimento. Uma pessoa prestativa e preocupada com o bem estar de todos. Passados mais de seis anos e ainda cuidava de seu filho com muito carinho e prestatividade, cheio de esperanças em um novo amanhã, mesmo perdendo dia-a-dia sua batalha.
Nunca tentei dizer nada de cunho espiritual, só oferecia a mão amiga e o ouvia sempre que possível.
Qual seria sua missão, seu resgate, seu aprendizado?
Muita gente gostava de ficar por horas dizendo os porquês conjecturando o que não domina. Acho que mais relevante e - efetivamente - única coisa real, concreta foi a lição de vida. Não temos noção de nossa real capacidade até que somos confrontados pelo nosso destino. Aproveitar cada instante do presente que se apresenta efêmero para ser negligenciado. Não espere que a vida te atente ao seu descaso, não espere um alerta de como a vida é valorosa. Não deixe que passe diariamente como se fosse algo sem valor. Busque a alegria plena mesmo nas pequenas vitórias. Valorize a sua, pois mais ninguém fará por você. Não deixe que a lição traçada pelo meu amiguinho e pela personagem da minissérie sejam perdidas no esquecimento.
"O fato de eu estar viva é uma coisa tão encantadora e maravilhosa que me faz querer viver mais e mais".
Aya Kito.
.

Nenhum comentário: