quarta-feira, 15 de julho de 2009

Um Litro de Lágrimas

Iti Rituro no Namida(o "ri" como em cara, não como em rato). Fazia tempo que ouvi comentários e voltou o tema me levando a assistir. A história narra a vida de uma família que tem uma filha com uma doença degenerativa.
Não sabia ao certo do enredo e percebi que os sintomas eram iguais de uma criança que conheci no aeromodelismo. Não posso afirmar que era a mesma, mas tudo fazia lembrar deles. Lembrei de como era duro assistir àquele drama da vida real.
Duro? Nada comparado a força daquele pai que tirava forças físicas e emocionais que eu duvidaria que alguém possuísse.
Por vezes ele desabou e conosco se abriu e a sensação de impotência era incompreensível para quem não presenciou. O que dizer efetivamente para trazer paz a mente atormentada?
Testar a fé?
Poucos dogmas poderiam confortar os pensamentos daquele senhor. Alguns tentaram em vão levar palavras de uma crença que o confortasse. Mas todos sem sucesso, pois haviam perguntas sem respostas demais. Ele questionava e não o culpo, pois é muito difícil de entender o "capricho" que fazia justo com ele passar por tudo isso.
O garoto com quinze anos nunca vi dele nenhuma demonstração de revolta. Talvez a precocidade com que o mal lhe acometera, não sei, difícil dizer...
Com o tempo a felicidade do aeromodelismo, esporte praticado pelo menino que alegrava a ambos por poder realizar uma atividade como qualquer outra criança, foi se perdendo. Com a perda dos movimentos dos membros superiores e, consequentemente, o afastamento de nosso convívio.
Mais uma dor, mais uma lembrança, do que podia fazer e agora não pode mais.
Perdi contato, confesso que meu egoísmo faz não buscar saber o que aconteceu para não sofrer com as notícias que jamais seriam positivas. Pois a doença era progressiva e incurável.
Tudo isso volta com a série japonesa que agora faz pensar no garoto e em seu pai. Lições de vida que carregarei para sempre e o que poderei fazer para retribuí-los?
O que posso oferecer além de um abraço?
Talvez fosse tudo o que a família necessitaria.

A quem deseja conhecer a série:
http://www.youtube.com/watch?v=b5wwn9QZTLc

Nenhum comentário: