quinta-feira, 4 de junho de 2009

Apaziguando com o mestre Buda.


Fiz uma brincadeira com a figura ilustre de Buda, ainda nomeei com o Buda mais conhecido de todos que foi Sidharta Gautama.
Meu amigo Wagner diz que não tem melhor entre eles que são todos do mesmo time, o time do Amor.
Eu o escolhi pelo fato de que sua figura está envolta de contos que acabam com um ensinamento a se aprender ou refletir.
Claro que para ser engraçado teria que sair algo inusitado que fugiria ao que se espera de um ser iluminado, ainda mais mercenário e tarado por dinheiro americano. Se graça não achastes, sinto muito que foi feito de coração.
Mas para reparar o que eu fiz, falemos um pouco dessa figura.
Sidharta talvez tenha ganhado mais notoriedade e ser o ícone de uma religião inteira pelo fato de sua origem nobre da casta dos Bramanês o que talvez tenha ajudado a divulgar o Amor por sua palavra após atingir o nirvana.
Para quem não sabe, Buda quer dizer o iluminado que atingiu o estado búdico.
Dentro da linha vishinuísta dizem que ele foi mais um avatar a manifestação em nosso mundo da essência de Vishnu, assim como Rama e Krishna.
Independente de onde, como, qual e tantas outras perguntas sem respostas.
O que diferencia dos outros seres iluminados é o fato que o Deus disseminado por ele não tinha uma imagem e não tem uma invidualização.
Ou seja, um Deus totalmente abstrato e só pela palavra foi criado a base do que é o Budismo. Há também variantes e outras religiões são criadas a partir dela.
O próprio Budismo está carregado do Vedanta Advaita, Hindu.
Curiosamente o oriente a arte da guerra(artes marciais) está intimamente ligado a religiosidade/espiritualidade. Poderia passar horas escrevendo sobre as razões que levam e não é o intuito aqui neste momento. Observem que os melhores praticantes de Kung-fu(wushu) são monges. Os embates(Muay Thai) principalmente na Tailândia é precedido de um rito onde se pede que Buda abençoe os praticantes. Indo além Krishna com Arjuna estão em plena guerra(Mahabarata) onde se questiona muita coisa e vem ensinamentos profundos inclusive sobre o Dharma.
Bom aprecio por só com conversas e passagens uma pessoa ter mudado tudo e democratizou o conhecimento espiritual as pessoas mais pobres e marginalizadas. Onde ele pregou sempre um caminho de paz, harmonia e principalmente a não-violência.

Nenhum comentário: